Administração Geral


O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO RAMO IMOBILIÁRIO:

Um Estudo Exploratório

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Ernesto Michelangelo Giglio

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver algumas considerações a respeito do planejamento estratégico das empresas do ramo imobiliário. Apoiados em reflexões e pesquisa sobre empresa do ramo, os autores discutem o grau de desenvolvimento das empresas neste negócio, bem como a adequação de um instrumento de planejamento estratégico. Para a compreensão e discussão utilizamos o referencial teórico de Fischmann e Almeida (91). Para a coleta de dados utilizamos a metodologia de entrevista aberta, conforme definida por Gil (91). Para a construção metodológica utilizamos os conceitos de Bardin (77).

Como estudo exploratório investigamos a história do planejamento estratégico de uma construtora de São Paulo. Os dados mostraram a dificuldade do raciocínio estratégico e sua implantação, mesmo quando a empresa conta com algumas pessoas que conhecem o assunto. A pesquisa sugere a necessidade de uma maior divulgação e organização do planejamento estratégico para os empresários da área, o que os levaria a substituir o modelo empirista que caracteriza o raciocínio e ação atuais.

 

Voltar à página anterior