Administração Geral


Educação Profissional e o Desafio

da Inclusão Social na Amazônia Brasileira

Rosa Maria Fischer

Dalberto Adulis

Luciana Jacques Faria

 

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de reformulação do modelo de desenvolvimento regional de uma entidade governamental na Amazônia, na ótica do desenvolvimento sustentável. O estudo baseia-se em um mapeamento realizado sob a forma de uma pesquisa de levantamento do perfil das entidades que realizavam ações educacionais e profissionalizantes, das características de sua forma de atuação e da análise dos resultados que eles obtêm com estas ações.

O foco do levantamento empírico é o conhecimento das linhas de ação, experiências e projetos existentes tanto em entidades públicas, quanto em instituições vinculadas a grandes associações e em organizações da sociedade civil, procurando abranger a diversidade das experiências e, desta forma, extrair os melhores subsídios para a elaboração de políticas sociais e programas de ação, que visam reduzir a exclusão social e intensificar as atividades de formação e qualificação profissional.

 

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