4semeadb.gif (5319 bytes)


INOVAÇÃO TECNOLÓGICA POR AQUISIÇÃO DE EMPRESAS: O CASO VISUAL BANKER

Bento Alves da Costa
Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos

Este estudo tem como objetivo analisar a arquitetura organizacional para lançamento de um novo produto, numa empresa do setor de tecnologia da informação, à luz da literatura recente sobre o assunto. O produto, o Visual Banker é, na verdade, uma solução para o relacionamento entre o banco e seus clientes que ocorre em agências, call centers ou outros canais. A empresa é a IBM do Brasil. A idéia central do trabalho foi avaliar o lançamento do novo produto, com destaque para a maneira como a empresa se organizou para realizar esta tarefa, e a estratégia utilizada para obtenção de tecnologia, a aquisição de empresas. A despeito de o processo de desenvolvimento de novos produtos não ser uma atividade fácil e de altos custos, a forma como a IBM está estruturada, com forte integração entre as áreas técnicas e de mercado, faz com que as chances de sucesso aumentem sobremaneira.


Administração Geral

Artigo Completo (PDF)

Voltar à página inicial