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A PRÁTICA DO FRANCHISING:   CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO - O CASO DE EMPRESAS FRANQUEADAS NO RAMO ALIMENTÍCIO

Maria Aparecida Gouvêa
Andréa Okazaki

Os empresários brasileiros têm apresentado crescente interesse pelas atividades de franchising, as quais estão se disseminando e apresentam uma trajetória ascendente a partir do final da década de 80. O setor de alimentos figura como um dos principais campos onde o sistema de franquias tem operado, fortalecido sobretudo pelas franquias de fast food.

Este trabalho foi desenvolvido com a perspectiva de conhecer os mecanismos do funcionamento desse sistema e investigar a relação entre franqueador e franqueado no ramo alimentício. Usando como referencial a conceituação teórica da prática do franchising, foi feita uma pesquisa qualitativa junto a alguns franqueados, para uma melhor compreensão das vantagens e desvantagens que estes vêem nesta atividade.

Alguns interessantes resultados foram obtidos, permitindo identificar os aspectos estimulantes ou dificultadores na prática do franchising.


Administração Geral

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