A PRÁTICA DO FRANCHISING:
CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO - O CASO DE EMPRESAS FRANQUEADAS NO RAMO ALIMENTÍCIO
Maria Aparecida Gouvêa
Andréa Okazaki
Os empresários brasileiros têm apresentado crescente
interesse pelas atividades de franchising, as quais estão se disseminando e
apresentam uma trajetória ascendente a partir do final da década de 80. O setor de
alimentos figura como um dos principais campos onde o sistema de franquias tem operado,
fortalecido sobretudo pelas franquias de fast food.
Este trabalho foi desenvolvido com a perspectiva de conhecer os
mecanismos do funcionamento desse sistema e investigar a relação entre franqueador e
franqueado no ramo alimentício. Usando como referencial a conceituação teórica da
prática do franchising, foi feita uma pesquisa qualitativa junto a alguns
franqueados, para uma melhor compreensão das vantagens e desvantagens que estes vêem
nesta atividade.
Alguns interessantes resultados foram obtidos, permitindo identificar
os aspectos estimulantes ou dificultadores na prática do franchising. |