4semeadb.gif (5319 bytes)


GESTÃO DO CONHECIMENTO: CONSTRUINDO UMA VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL

Bernadete de Lourdes Marinho
Paulo Roberto Estanqueiro

"A única vantagem sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe, aliado à eficiência com que ela usa esse conhecimento e a prontidão com que ela o adquire." (Davenport e Prusak).

Hoje, no contexto das organizações, se fala cada vez mais em conhecimento e se preocupa com a sua gestão. E quando falamos em Gestão de Conhecimento vários são os termos que vêm à tona: conhecimento, competência e habilidade, criatividade, capital intelectual, capital humano, capacidade inovadora, tecnologia da informação, ativos intangíveis dentre muitos outros que têm feito parte do linguajar dos gestores das organizações modernas, preocupadas com seus níveis de competitividade.

Não desejamos definir os limites entre estes conceitos/termos ou estabelecer a distinção clara entre os mesmos, pois o campo de estudo é bastante novo mas, nos propomos, neste trabalho a discutir algumas questões importantes envolvidas com o tema, especialmente a questão da criação de uma vantagem competitiva sustentável para as organizações que se preocupam em implementar a gestão do Conhecimento.

 


Administração Geral

Artigo Completo (PDF)

Voltar à página inicial