4semeadb.gif (5319 bytes)


GESTÃO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL:
A NECESSIDADE DE BUSCA CONSTANTE DE ALINHAMENTO E REALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Bernadete de Lourdes Marinho
Andrea de Lima e Sylos

O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados de pesquisa realizada com o propósito de analisar e compreender o processo de mudança organizacional e a importância que esse fenômeno, atualmente, assume nas grandes empresas a partir da influência do ambiente interno e externo.

Na grande maioria das organizações, é a estratégia que guia a definição e natureza das mudanças a serem implementadas. Entretanto, apesar disso, o que percebemos é que muitas das grandes organizações ainda possuem um conhecimento limitado sobre o que realmente a mudança significa para os agentes envolvidos e quais seus reais impactos.

Se por um lado a mudança organizacional é resposta à pressão ambiental, por outro, ela precisa estar alinhada com a estratégia da empresa a fim de realmente influenciar de forma positiva e efetiva a performance do negócio. São esses os aspectos principais a serem abordados neste trabalho, que teve a pesquisa bibliográfica enriquecida com dados coletados junto a 82 empresas de diversos setores e porte.


Administração Geral

Artigo Completo (PDF)

Voltar à página inicial