AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES
PELOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEA/USP
Gilberto de Andrade Martins
Rafael Martín Delatorre
Na atualidade, processos avaliativos têm se mostrado de grande
relevância no contexto de qualquer atividade humana. Os resultados deste tipo de
avaliação são utilizados como forma de se obter uma contínua melhora destas
atividades. Este trabalho propõe-se a discutir o processo de avaliação da equipe de
docentes do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade da Universidade de São Paulo pelos alunos. O texto apresenta uma breve
apresentação da prática de avaliação dos professores do curso de graduação em
administração, bem como descreve, detalhadamente, o conteúdo do questionário
utilizado. São analisados e discutidos os resultados da avaliação realizada no primeiro
semestre de 1999, através de medidas de posição das notas obtidas pelos docentes. São
evidenciadas as áreas e disciplinas com os maiores e piores desempenhos. Apresentam-se
algumas conclusões preliminares e recomendações para a melhoria da qualidade do
ensino-aprendizagem na graduação da FEA. |