A "LEI PELÉ" E A
CARTOLAGEM IDEAL: COMENTÁRIOS SOBRE MODELOS DE GESTÃO PARA OS CLUBES DE FUTEBOL
BRASILEIRO
Nilton Akira Yamamoto
Hélio Janny Teixeira
Além de constituir-se no esporte mais praticado em todo o
mundo, o futebol vem destacando-se como uma atividade econômica que movimenta bilhões de
dólares, em função, principalmente, do seu enorme potencial de consumo.
A aprovação da "Lei Pelé", em março de 1998, trouxe um
mínimo de regulamentação para o mercado, suficiente para atrair a atenção de grandes
investidores estrangeiros.
Este trabalho tem como objetivo discutir os modelos de gestão
aplicáveis aos clubes-empresa de futebol, um tema bastante comentado atualmente pelos
meios de comunicação, principalmente em função da obrigatoriedade de todas as equipes
que disputam certames profissionais organizarem-se, sob a forma de sociedades comerciais,
a partir de março do próximo ano, conforme delibera a "Lei Pelé".
Também visa discutir a fragilidade dos modelos brasileiros de gestão,
assim como as deficiências dos modelos em prática nos clubes. |