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A "LEI PELÉ" E A CARTOLAGEM IDEAL:  COMENTÁRIOS SOBRE MODELOS DE GESTÃO PARA OS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIRO

Nilton Akira Yamamoto
Hélio Janny Teixeira

Além de constituir-se no esporte mais praticado em todo o mundo, o futebol vem destacando-se como uma atividade econômica que movimenta bilhões de dólares, em função, principalmente, do seu enorme potencial de consumo.

A aprovação da "Lei Pelé", em março de 1998, trouxe um mínimo de regulamentação para o mercado, suficiente para atrair a atenção de grandes investidores estrangeiros.

Este trabalho tem como objetivo discutir os modelos de gestão aplicáveis aos clubes-empresa de futebol, um tema bastante comentado atualmente pelos meios de comunicação, principalmente em função da obrigatoriedade de todas as equipes que disputam certames profissionais organizarem-se, sob a forma de sociedades comerciais, a partir de março do próximo ano, conforme delibera a "Lei Pelé".

Também visa discutir a fragilidade dos modelos brasileiros de gestão, assim como as deficiências dos modelos em prática nos clubes.


Administração Geral

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