RESUMO
Código: 112
Área Temática: Política de Negócios e Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Caracteristicas de Um Cluster no Agronegócio do Leite: Um Estudo de Caso Na Região de Uberlândia
 
Este artigo visa explanar sobre as características de um cluster, concentração geográfica e setorial de empresas e instituições de apoio formado por uma rede capilar de pequenas e médias empresas, que competem em mercados internacionais com vantagem competitiva. Os clusters são locais altamente competitivos e atrativos para todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva. Os trabalhos recentes sobre competitividade redescobriram este fenômeno e novos estudos afloram no mundo para entender e reproduzir este tipo de negócio. O cluster da pesquisa é um aglomerado que está localizado na Região de Uberlândia no setor do agronegócio do leite, onde procurou-se conhecer em profundidade suas atividades, sistema produtivo, fornecedores, distribuidores e instituições de apoio. Utilizou-se o método do estudo de caso para detectar nove características propostas pelo estudo de Zaccarelli (2000), quanto a situação real e os pontos críticos do aglomerado e como instrumento utilizou-se o modelo de diagnóstico dos obstáculos para a evolução de um cluster. Para sustentação do presente estudo, foi efetuada uma revisão bibliográfica sobre fenômeno cluster e uma explanação do trabalho de Sérgio Baptista Zaccarelli op.cit., acerca das nove características que compõe um cluster e como cada característica é apresentada no aglomerado escolhido, visando o entendimento do seu funcionamento.