RESUMO
Código: 113
Área Temática: Gestão de Comércio Exterior

 

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Marketing Social: Um Estudo das Atitudes dos Empresários em Relação à Exportação de Calçados.
 
Este estudo teve como propósito demonstrar o impacto das atitudes de empresários brasileiros do setor calçadista coureiro em relação às exportações, uma vez que o país está entre os principais produtores, porém seu índice de exportação fica a desejar. A pesquisa de natureza exploratória foi conduzida empregando-se método qualitativo, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas, cujos dados foram tratados mediante análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o comportamento de exportar nem sempre é compatível com atitudes favoráveis ao mercado externo devido à falta de conhecimento no processo, insegurança em relação a possíveis conseqüências ou até mesmo por histórico de decepções, evidenciando que as atitudes dos empresários em relação ao mercado externo influenciam as exportações. Como vivemos atualmente em um período de globalização, no qual cada vez mais é necessária a busca por novos mercados, visto que os internos tendem a saturar-se, o marketing social torna-se uma ferramenta essencial para a mudança de atitude do empresário, sendo que a mudança de comportamento é seu principal objeto, que significa implementar projetos e programas que procuram aumentar a aceitação de idéias sociais.