RESUMO
Código: 116
Área Temática: Administração Geral

 

Abrir
Arquivo

 
Visão: A Lógica de Valor Para A Gestão Empreendedora
 
A visão de negócio é um dos elementos motivadores mais fortes que subsidiam a dinâmica gerencial das organizações. Em geral é introduzida no contexto dos negócios, como um dos elementos do planejamento estratégico precedendo a elaboração dos objetivos estratégicos. Visão é uma diretriz que dá a tônica e projeta a organização no futuro, em direção ao destino para o qual ela foi estabelecida. Neste artigo, explora-se a visão empreendedora incorporada numa instituição de ensino superior, selecionada por seu excepcional desempenho mercadológico. Para a análise desenhou-se a pesquisa como um estudo de caso, segundo o modelo de análise de Gordon (2001). O estudo de caso, aqui caracterizado buscou informações para a análise, coletadas diretamente na instituição, de forma observacional e nos documentos abertos ao público, especialmente a Internet. A análise do caso mostra que o desempenho da instituição está suportado por uma visão empreendedora que conjuga três fatores básicos: Plano Pedagógico Institucional; Preço; e Escalabilidade, perfeitamente equilibrados e adequadamente orientados para o segmento de mercado em que a instituição atua, como a lógica de valor da gestão empreendedora institucional.