RESUMO
Código: 119
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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A Aplicação do Marketing Social Ao Planejamento, Elaboração e Implementação de Políticas Públicas de Saúde: Uma Avaliação do Que Ocorre em São Caetano do Sul (sp)
 
O presente trabalho aborda a aplicação do Marketing Social na gestão pública e visa identificar as suas estratégias e práticas que estão presentes nas atividades vinculadas ao planejamento e à implementação das políticas públicas de saúde do município de São Caetano do Sul, bem como avaliar suas efetividades. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho descritivo, a partir de um estudo de casos, utilizando um instrumento de avaliação dos estágios das atividades do Marketing Social desenvolvido por Weinreich (1999), que foi adaptado às necessidades e peculiaridades do trabalho. Os resultados indicam que, dos quatro estágios nos quais se dividem as atividades de Marketing Social, conforme o parâmetro de referência adotado – planejamento, pré-teste, implementação e avaliação – as estratégias e as práticas relacionadas ao planejamento, a implementação e a avaliação, foram observadas no município; no entanto, o pré-teste não foi detectado. Observou-se, também, que dos quatro tipos de mudanças sociais propostos por Kotler (1978) – cognitiva, ação, comportamento e valor – somente a mudança de valor não foi detectada no município de São Caetano do Sul.