RESUMO
Código: 129
Área Temática: Operações

 

Abrir
Arquivo

 
O Processo Decisório no Lançamento de Um Produto Popular. O Caso Ideale.
 
Este trabalho dedica-se ao estudo do processo decisório envolvido no lançamento de uma máquina popular de lavar roupas no Brasil. Trata-se da máquina Ideale, modelo da marca Consul fabricado pela empresa Multibrás pertencente ao grupo Whirlpool. A Ideale foi lançada no mercado em outubro de 2003 e tornou-se um sucesso de vendas no portfolio da companhia. Ela é o primeiro produto popular do grupo no âmbito mundial. Foram identificados alguns pontos interessantes neste estudo: a) com relação à parte normativa da teoria de decisão, observou-se a utilização de uma “opção real” por parte da empresa, ao realizar um teste de 90 dias com uma amostra limitada de usuários antes do lançamento do produto; b) no que toca à parte descritiva, pôde-se classificar a decisão sobre o lançamento da lavadora em questão como uma oportunidade vislumbrada no mercado, o processo da solução foi totalmente customizado; c) não foram identificadas distinções entre o processo decisório no desenvolvimento de um produto popular e os demais produtos da carteira; d) identificaram-se algumas árvores decisórias embutidas no processo e exibe-se um diagrama de influência global do processo de lançamento do produto.