RESUMO
Código: 138
Área Temática: Administração Geral

 

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O Modelo de Estratégia Competitiva de Miles & Snow e A Complexidade Conforme Genelot
 
A complexidade no mundo moderno é crescente e nada indica que diminuirá, contudo ainda existe uma visão reducionista e mecanicista em muitas organizações que simplesmente desconsideram o imprevisto, o instável, o inventivo tratando-os como anomalias passageiras. Novos desenvolvimentos na Física, Química, Biologia e Matemática trouxeram temas, como causalidade circular, auto-referencia e o papel organizador do acaso, para a Teoria Organizacional. As estratégias competitivas, que são parte da Teoria Organizacional, porém, tradicionalmente apresentam uma abordagem positivista chamada de planificação estratégica. Em oposição a esta conceituação, o gerenciamento estratégico proposto por Genelot é integrativo e postula a organização como um lugar de construção de sentido, de finalidade compartilhada em que cada um pode desenvolver sua autonomia pessoal e contribuir ao projeto coletivo. Numa investigação baseada na coleta de dados bibliográfica este artigo se propõe pesquisar se o modelo de estratégia competitiva de Miles & Snow, um dos mais empregados pela Academia, é suficientemente abrangente bem como confirmando essa afirmação de que é possível o entendimento complexo da realidade conforme sugere Genelot e sua obra.