RESUMO
Código: 142
Área Temática: Política de Negócios e Economia de Empresas

 

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Alianças Estratégicas Voltadas à Distribuição de Produtos Financeiros Para A Base da Pirâmide
 
O objetivo principal do artigo é apresentar estratégias recentes voltadas a ampliação da rede de distribuição de serviços financeiros. As transformações observadas nos últimos anos no mundo globalizado e no campo da tecnologia e informática causaram alterações profundas na estrutura do ambiente empresarial, as quais se refletiram na transformação do tradicional atendimento às necessidades de crédito e de meios de pagamento do consumidor de serviços financeiros no modelo recente da instituição financeira atrelada a empresa varejista. Neste estudo foram exploradas as possíveis razões levaram à criação das alianças estratégicas de bancos e empresas não financeiras, sobretudo varejistas. Foi analisado o relacionamento entre os atores deste mercado, sob a perspectiva da interação com o cliente e sob a ótica do capitalismo inclusivo. Para desenvolver o raciocínio inicial, foi traçado o panorama do fenômeno observado no setor financeiro, no que diz respeito à estratégias voltadas à ampliação da base de clientes. Em comum, as orientações estratégicas destes novos fornecedores de serviços financeiros amplificam os canais de distribuição de produtos financeiros, geralmente estando atreladas à camada da população sem acesso aos serviços bancários convencionais e, portanto, incluindo-a ao sistema capitalista. A dinâmica destas alterações nos meios de distribuição de produtos bancários foi também alvo de considerações neste artigo. A proposta é reunir conceitos e idéias, provocando questionamentos a respeito do tema em estudo.