RESUMO
Código: 148
Área Temática: Ensino de Administração

 

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Um Teste Com A Proposta Brasileira Para O “inventário de Estilos de Aprendizagem” de David Kolb
 
Após uma revisão das três correntes: Piaget, Dewey e Lewin que originaram as idéias aplicadas por David Kolb na formulação dos conceitos de estágios e estilos para a “Aprendizagem Experiencial” são apresentadas duas correntes de pensamento em educação: Vygostski e Ausubel, não consideradas pelo autor, mas relevantes para futuras reflexões sobre a relação entre essa teoria e aprendizagem de adultos em ambiente educacional. A tentativa de adequar o instrumento “Learning Style Inventory” à realidade brasileira é apresentada em duas pesquisas, uma com docentes de administração e outra com empresários, com uso do instrumento original para identificar a importância de cada um dos quatro estágios na formação dos quatro estilos de aprendizagem. A necessidade de melhoria do instrumento brasileiro é discutida e realiza-se um teste para mudança da escala originalmente proposta por Kolb e para alterações tradução dos complementos que formam cada um dos estágios. Conclui o trabalho com uma sugestão de escala de medida adequada para populações de nível intelectual como professores e empresários e são sugeridas mudanças nas palavras que representam alguns complementos.