RESUMO
Código: 149
Área Temática: Gestão de Conhecimento

 

Abrir
Arquivo

 
“monitoramento Estratégico Ambiental em Empresas de Distribuição – Um Estudo de Caso”
 
O artigo faz uma breve revisão de alguns conceitos fundamentais tais como inteligência competitiva e vigilância antecipativa que permitam ao leitor familiarizar-se com o monitoramento estratégico do ambiente, com foco no exame do processo e de algumas técnicas específicas mais apropriadas ao contexto escolhido para este estudo de caso. O autor sintetizou algumas das metodologias detectadas numa tabela própria. O passo seguinte é a descrição do processo atual de monitoramento estratégico ambiental numa empresa nacional de atuação internacional na distribuição de produtos de alto conteúdo tecnológico. È feita uma breve descrição da empresa e de seu mercado de atuação. São traçados os paralelos com os conceitos teóricos e comparados os processos reais com aqueles preconizados na teoria. Para melhor elucidação são citados alguns exemplos concretos com a descrição das diversas etapas relacionadas ao processo e os resultados obtidos. As conclusões do trabalho relacionam-se a aplicabilidade dos conceitos e técnicas no contexto específico de estudo, são apontados alguns fatores positivos e outros negativos, e sua relevância para adoção em outras empresas.