RESUMO
Código: 15
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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do Marketing Estratégico à Estratégia de Marketing: Definindo Os Quatro P´s no Mercado de Bens Populares
 
O mercado de bens populares tem se mostrado cada vez mais relevante para as empresas brasileiras, atraído a atenção de empresários e também da academia. Como é um mercado ainda pouco explorado, apesar de sua importância, é necessário avaliar como as empresas focadas nas classes C, D e E atingem este segmento, analisando seu perfil de atuação estratégica e a decisão dos 4P´s de marketing a partir das definições do marketing estratégico. Neste contexto este trabalho tem por objetivo analisar as estratégias de marketing e as decisões sobre os 4 P´s, no mercado de bens populares. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica combinada com uma análise dos resultados de uma pesquisa exploratória realizada junto a empresas de bens de consumo. Os resultados mostram que as empresas com foco no mercado popular apresentam uma estratégia de marketing consistente, focando seus esforços nas classes C, D e E , sendo que as decisões referentes aos 4P´s são adequadas para atender ao público de baixa renda, com produtos mais simples, preços mais baixo e promoções atingem diretamente o público de baixa renda, principalmente por meio de ações no ponto-de-venda. Estas estratégias consistentes e integradas são fundamentais para o sucesso das empresas focadas no mercado popular.