RESUMO
Código: 159
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

Abrir
Arquivo

 
A Internet Como Ferramenta de Comunicação no Turismo: Um Estudo Exploratório da Utilização de E-mails Pelo Trading em Ribeirão Preto e Seus Impactos no Turismo Local
 
Nos últimos anos juntamente com o crescimento do turismo, acompanha-se uma grande evolução das ferramentas de Internet como impulsionadores de negócio, principalmente no que tange a capacidade de se gerar negócios e de facilitar o processo de comunicação da empresa com o cliente. Para que ocorra um maior desenvolvimento do turismo como negócio é importante que o seu desenvolvimento não se apenas nos grandes pólos turísticos, mas também em outros locais. Assim, para que os trabalhos de desenvolvimento regionais do turismo possam trazer resultados, é importante que os participantes do trading estejam capacitados em diversas áreas do conhecimento, inclusive na utilização da internet como ferramenta de negócio e de comunicação. No sentido de avaliar o grau de envolvimento dos empresários do trading com uma das ferramentas da internet que é o e-mail – uma ferramenta simples e poderosa para o desenvolvimento de negócios e do processo de comunicação, este artigo desenvolve um estudo exploratório, pela criação de falsos clientes brasileiros e estrangeiros, que enviam mensagens para hotéis e agências de viagem na cidade de Ribeirão Preto. A avaliação foi desenvolvida em função principalmente do tempo e da qualidade da resposta em função das necessidades dos clientes.