RESUMO
Código: 163
Área Temática: Gestão Socioambiental

 

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Balanço Social Como Ferramenta Estratégica Empresarial: Um Estudo dos Demonstrativos Sociais das Sociedades Anônimas de Capital Aberto no Brasil
 
A partir da última década a mídia tem destacado as empresas que desenvolvem programas sociais. Todos os anos essas empresas publicam seus balanços sociais com o objetivo de divulgar suas ações sociais relacionadas ao seu ambiente externo e interno. No Brasil, apesar de não existir uma legislação específica que obrigue a publicação desse demonstrativo é cada vez maior o número de empresas que o publicam de forma voluntária. Assim, o objetivo desse trabalho é verificar se as informações geradas pelo Balanço Social podem auxiliar na implementação de estratégias empresariais. Para tanto, foram analisados os balanços sociais publicados pelas sociedades anônimas de capital aberto no Brasil no período de 1996 a 2003. Os resultados demonstraram que as informações geradas pelo modelo de Balanço Social adotado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas podem auxiliar na tomada de decisões bem como na implantação de estratégias empresarias. O estudo é inovador visto que ultrapassa as reflexões teóricas sobre responsabilidade social empresarial e realiza uma análise prática envolvendo as ações sociais e sua relação com a produção empresarial.