RESUMO
Código: 184
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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A Propaganda de Resultados e Os Resultados da Propaganda.
 
As empresas, cada vez mais, procuram melhorar a relação custo versus benefícios das ações praticadas, especialmente em relação às ações de marketing e, dentro deste, especificamente da propaganda, por ser a forma de comunicação que consome a maior parte dos recursos de comunicação mercadológica. Propaganda de resultados é uma das expressões, provavelmente, mais ouvidas pelos gestores de comunicação. A proposta deste artigo é analisar e comparar os resultados de market share, top of mind e investimentos em comunicação de algumas categorias de produtos e serviços. Por meio da comparação entre esses índices pretende-se estabelecer uma co-relação entre investimentos em comunicação e retorno de vendas. Porém, relacionar propaganda com vendas não é tarefa fácil, pois a propaganda, apesar de ser uma ferramenta de comunicação tradicional e amplamente utilizada, ainda apresenta aspectos conceituais polêmicos – como se ela tem ou não a função explícita de vender – que dificultam o estabelecimento da relação proposta neste artigo. Porém, os dados analisados indicam uma tendência de relação positiva entre investimentos em comunicação, share of mind e conquista de market share.