RESUMO
Código: 187
Área Temática: Administração Geral

 

Abrir
Arquivo

 
A Administração da Produção Como Ferramenta de Estratégia Competitiva : Um Estudo de Caso Na Empresa “beta”.
 
Este trabalho tem o objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa exploratória, delineada como um estudo de caso, em uma empresa farmacêutica de porte médio, na cidade de Juiz de Fora, Minas gerais. Procurou-se demonstrar como o melhoramento na administração da produção é um fator importante a ser utilizado como estratégia competitiva. Esse tema tem relevante importância no atual contexto, pois com o acirramento da concorrência internacional e a globalização da economia, o padrão de acumulação de capital entrou em crise devido a fatores como a saturação do mercado de bens duráveis, a perda de poder aquisitivo, a instalação de grandes multinacionais no Brasil, a substituição de produtos importados por produtos nacionais, a entrada de novos países produtores e a formação de blocos regionais. Assim, as organizações começam a buscar novos padrões e filosofias de gestão, para fazer frente a estes desafios de competitividade, através dos quais as empresas podem sobreviver. Procurou-se identificar os critérios competitivos mais relevantes na determinação da estratégia de operações da empresa de forma a serem atendidas as necessidades do seu mercado, e obtenção de vantagem competitiva no seu segmento de atuação.