RESUMO
Código: 188
Área Temática: Administração Geral

 

Abrir
Arquivo

 
Responsabilidade Social Corporativa: O Caso da Bolsa de Valores Sociais
 
Embora não haja unanimidade quanto à existência de uma teoria, a prática da responsabilidade social corporativa é inegável, principalmente como instrumento de marketing. Tal prática se fundamenta na crença de que decisões socialmente corretas geram um retorno positivo, ou seja, melhoram o desempenho econômico da empresa. Este artigo procura mostrar a recente experiência da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) que, após muitos anos praticando filantropia corporativa, decidiu lançar a Bolsa de Valores Sociais, como uma forma de praticar a noção de responsabilidade social corporativa. A Bolsa de Valores Sociais (BVS) é uma iniciativa pioneira da (Bovespa), oriunda de um questionamento da sua administração quanto à eficácia das contribuições filantrópicas com diversos projetos sociais, que lá vigorou até meados de 2003, e no sentimento de que deveria se envolver mais ativamente no desenvolvimento sustentável e na solução de problemas sociais. Ao lado desta motivação de ordem moral, está claramente estabelecida a utilidade da BVS como instrumento de marketing: melhoria da imagem institucional da Bovespa, reforço da confiança pública no mercado de capitais e atração de novos investidores. Busca-se, através deste estudo de caso, atestar a eficácia da BVS como instrumento de marketing, o que, no fundo, significará confirmar a validade do argumento instrumental da noção de responsabilidade social corporativa segundo a área acadêmica ´negócios e sociedade´, uma das vertentes teóricas do tema da responsabilidade social corporativa, qual seja: que existe uma relação positiva entre ações de responsabilidade social e desempenho econômico empresarial.