RESUMO
Código: 190
Área Temática: Política de Negócios e Economia de Empresas

 

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A Identificação de Competências em Instituições de Ensino Superior
 
Este trabalho aborda a identificação de competências individuais e organizacionais em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, necessárias para um desempenho operacional satisfatório e as competências essenciais ou core competences como elemento de diferencial competitivo da organização. As transformações ocorridas na área de Educação Superior do Brasil, em face das mudanças introduzidas pela nova LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, e a conseqüente abertura de um mercado, até então, com uma demanda retraída, criaram um ambiente competitivo na área de educação privada. As IES privadas até então se detinham a administrar a grande demanda reprimido de alunos ansiosos por cursos superiores. Passaram a se adaptar e tentar buscar e consolidar uma gestão moderna, eficiente e eficaz, focada em resultados, onde a gestão de competências tornou-se fator diferencial competitivo na estratégia dessas organizações. Nesse contexto a abordagem estratégica da identificação e gestão das competências individuais, organizacionais, distintivas e essemciais, ou core competences, são fundamentais para o alinhamento das organizações de Educação Superior privadas com a obtenção de vantagens competitivas.