RESUMO
Código: 208
Área Temática: Política de Negócios e Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Elasticidade - Preço e Elasticidade - Renda da Demanda Na Indústria Automobilística Brasileira: Uma Análise da Última Década Para Os Veículos Populares
 
Este trabalho tem como objetivo obter os valores de elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda dos veículos populares no Brasil. Para isso, são brevemente descritos os principais estudos que abordaram o assunto, dentre eles o de De Negri, Baumgarten Jr, Milone e Scherb para, em seguida, partir-se para a pesquisa propriamente dita. O problema de pesquisa tem como ponto de partida a declaração do ex-presidente de uma das principais montadoras de automóveis presentes no território brasileiro, a Volkswagen: "Para cada R$ 1 mil que se reduz no preço do carro, amplia-se o mercado em 50 mil unidades. Se tivéssemos condições de fazer um automóvel por R$ 12 mil, agregaríamos, por ano, 250 mil novos consumidores ao mercado”. O estudo abarca algumas variáveis macroeconômicas e do segmento de veículos 1.0 nos últimos 10 últimos anos no Brasil. Os valores de elasticidade-preço (-1,234) e elasticidade-renda (+0,620) da demanda, que foram obtidos, são comparados àqueles calculados em estudos anteriores e alguns comentários a respeito desses valores são apresentados, sobretudo no que diz respeito às especificidades dos mesmos, uma vez que se referem ao mercado de veículos populares no Brasil, mercado até então não estudado da forma como se pretendeu neste artigo.