RESUMO
Código: 21
Área Temática: Gestão de Varejo

 

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Importância de Variáveis Organizacionais Para A Determinação de Clusters no Varejo Supermercadista Brasileiro
 
O presente trabalho busca a determinação de comportamentos semelhantes em grupos supermercadistas no Brasil nos últimos dois anos. Para a realização deste estudo, utilizaram-se dados relativos a faturamento, número de lojas, área total das lojas, número de checkouts, número total de funcionários e medidas de desempenho referentes aos 100 maiores grupos supermercadistas no Brasil, segundo a revista Supermercado Moderno. Os grupos estão classificados em um ranking pelo seu faturamento e, para a determinação de eventuais clusters existentes, aplica-se o método multivariado de análise de conglomerados. O tratamento dos dados se deu por meio do software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) e o objetivo deste estudo consiste na análise dos clusters formados, com o intuito de identificar características comuns de cada agrupamento de empresas, possibilitando avaliar estratégias comuns de atuação e eventuais conduções na gestão dos negócios varejistas. Ressalta-se o poder explicativo das variáveis analisadas sobre o comportamento da atuação de grupos supermercadistas no Brasil. Porém, não se pode ignorar o fato de que muitas destas variáveis representam um resultado da própria operação organizacional, já que um faturamento alto pode propiciar um maior aumento total de área de lojas, número de funcionários, expansão de novas lojas e aumento do número de checkouts, porém o incremento dos mesmos ao longo do tempo oferece subsídios a esta análise.