Resumo
O setor automobilístico, em toda sua história, tem sido um importante agente que influencia na organização territorial e na criação de padrões de desenvolvimento empresarial, agindo como um vetor da ordem técnica e dos fluxos internacionais de produção vigentes em cada período.
Frente a tais características do setor automotivo internacional e nacional, as tradicionais teorias do comércio internacional e do desenvolvimento empresarial vêem-se reduzida para explicar os crescentes movimentos de mercadorias e capitais a escala mundial. Nesse cenário, este paper propõe-se a uma teorização mais pragmática que destaque elementos explicativos tais como a cronologia da inovação ou brecha tecnológica, economias de escala e formação de redes de empresas.
Palavras chaves: desenvolvimento empresarial, setor automotivo, rede de empresas.
Abstract
The automotive sector has been overtime an influent agent, promoting changes in the organization of the territories and in the creation of patterns of business development, and representing a vector of the technical order and the international fluxes of production.
Due to these characteristics, the traditional theories of international trade and business development show few arguments to explain the growing movements of goods and capital in a world scale. In this frame, this article proposes a more pragmatic theorization, to highlight theorical elements as such the innovation chronology, the technological gaps, the economy of scales and the formation of enterprise networks.
Keywords: business development, automobilistic sector, networks.
|