RESUMO
Código: 227
Área Temática: Administração Geral

 

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O Fenômeno da Desintermediação no Turismo
 
Este trabalho tem por objetivo verificar os impactos que a Internet, como inovadora do comércio eletrônico poderá estar provocando nas agências de viagens enquanto intermediadora no processo de venda dos produtos e serviços turísticos. Partiu-se do princípio de que a utilização cada vez mais freqüente e ampla da Internet poderá promover a diminuição das funções tradicionais das agências de viagens como ponto de ligação entre o consumidor de produtos e serviços turísticos com as grandes empresas produtoras, sobretudo com as localizadas à distância. Num primeiro estágio, foi feito um levantamento da bibliografia existente sobre o assunto e sua revisão concomitantemente, procedeu-se a exploração e analise dos dados estatísticos constantes das fontes de informação como IBGE, EMBRATUR, SINDETUR de Jornais e Revistas especializadas como também troca de idéias com pessoas que atuam de longa data no setor de viagens e turismo. Num segundo estágio, elaborou-se um pequeno questionário que foi enviado a um conjunto amostral de agências de viagens da Região de Rio Claro, conforme delimitada pelos critérios da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (AVIESP).Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa que pode ser caracterizada como estudo de caso, com abordagem exploratória .Após a análise das respostas e do cotejo das mesmas com a bibliografia e dados consultados acredita-se que tenha sido possível identificar traços marcantes de alguns impactos da Internet na função tradicional de intermediação no turismo.