RESUMO
Código: 245
Área Temática: Gestão de Conhecimento

 

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Cultura Organizacional – Administrando As Diferenças Para A Conquista de Negócios
 
Esse artigo tem como objetivo a reflexão sobre as diferenças culturais – corporativas e regionais e como elas afetam o processo de fazer negócios nas organizações. A abordagem será a de reconhecer e lidar com as dificuldades de se comunicar ou se expressar com diferentes culturas no ambiente comercial entendendo as expectativas e o modo de pensar das diversas corporações independente de seu porte ou ramo de atividade ou capital de origem. Com base na revisão de literatura disponível sobre este tema e preocupados em maximizar a satisfação individual de cada cliente gerando maior potencialidade da ação comercial, o trabalho constata que cada vez mais o êxito em ações de venda passa a ser função do relacionamento cliente - vendedor, desqualificando o caráter eminentemente técnico do processo da venda, uma vez que não se pode focar única e exclusivamente o contexto da cultura da organização, devendo se, também, levar em conta a origem étnica de seus participantes e a cultura regional em que a empresa se encontra inserida.Por fim, os autores destacam os aspectos culturais das organizações que mais influenciam durante uma apresentação ou reunião de negócios.