RESUMO
Código: 259
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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Responsabilidade Ambiental e A Percepção do Consumidor Acerca da Imagem Corporativa de Uma Empresa do Setor de Cosméticos
 
O presente artigo tem como objetivo investigar se os consumidores percebem a imagem de ambientalmente responsável de uma empresa brasileira do setor de cosméticos, que busca imprimir tal imagem junto ao público através de suas campanhas publicitárias e ações pró meio ambiente. O público respondente foi composto de 144 estudantes universitários de três diferentes instituições localizadas em três diferentes cidades. Os principais resultados alcançados mostram que embora a grande maioria dos respondentes possuam o hábito de adquirir produtos da referida empresa, poucos associam a imagem desta com ações ligadas à responsabilidade ambiental. Apenas quando a expressão “responsabilidade ambiental” foi explicitamente mencionada, a maioria dos respondentes afirmou perceber tal relação. Chama atenção o fato de que os respondentes da IES A (localizada na região onde a empresa se originou e mantém sua unidade fabril) percebem de maneira mais clara as atividades de responsabilidade ambiental da empresa. Nota-se ainda que dentre os principais fatores motivadores para adquirir produtos da referida empresa, destacou-se o fator qualidade. O fator responsabilidade ambiental da empresa apareceu em pequena parcela das respostas de uma das instituições.