RESUMO
Código: 260
Área Temática: Gestão Socioambiental

 

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Os Significados da Responsabilidade Social Empresarial: e A Filantropia?
 
O presente artigo objetiva apresentar os significados da responsabilidade social empresarial, destacando questionamentos na sua dimensão filantrópica. Orientamos o trabalho baseado na revisão bibliográfica sobre parte da produção clássica de Carroll, confrontando-a com outras fontes de pesquisas. Quatro categorias destacam-se na origem dos motivos do comportamento empresarial socialmente responsável: aspectos econômicos, legais, éticos e filantrópicos. No entanto, algum desconforto intelectual sobre o tratamento da filantropia emerge na discussão na medida que comparamos a percepção dos autores utilizados, complementada por nossas considerações. Do ponto de vista histórico, a noção de responsabilidade social empresarial surge atrelada à idéia de caridade, portanto, filantropia. Na atualidade, a percepção central conceitual está mais vinculada ao debate sobre ética. No caso brasileiro em geral, filantropia é deixada à margem da responsabilidade social, ao passo que, para Carroll, ela sempre é parte integrante desse conceito. Dessa forma, existem distensões na concepção social sobre o tema, mas que devem ser referendadas culturalmente pelos stakeholders locais.