RESUMO
Código: 267
Área Temática: Administração Geral

 

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Confiança e Fidelização de Clientes: Um Estudo em Serviços Aéreos
 
A complexidade e incerteza dos ambientes nos quais as organizações estão inseridas produzem desafios à sustentação da competitividade. As estratégias de marketing das quais lançam mão tentam promover um diferencial em seus produtos e serviços na busca da fidelização. O setor aéreo foi um dos primeiros a adotar a estratégia de marketing de relacionamento na tentativa de criar fidelidade entre os usuários e a companhia. A confiança aparece como um possível fator que podem contribuir para que este tipo de relacionamento passe a existir. Empregou-se o método quantitativo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário auto-explicativo. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva, aplicando-se análise fatorial e correlacional. Verificou-se que apenas 14% dos casos os consumidores indicaram a existência de fidelidade especial. A maioria dos respondentes apresentou algum tipo de fidelidade, porém circunstancial. A análise correlacional, não indicou resultado com significância estatística, levando a crer que a predisposição à confiança dos usuários não se encontra associada a fidelização. Considerando-se que existem diversos enfoques para o construto confiança e que a literatura a coloca como um possível fator influenciador da fidelidade dos consumidores, há necessidade de se realizar novas pesquisas abordando-se também as relações de confiança.