RESUMO
Código: 278
Área Temática: Gestão de Agronegócios

 

Abrir
Arquivo

 
Indicadores de Desempenho Como Estratégia Operacional
 
Apresenta-se o resultado de um estudo de caso, exploratório, em uma indústria de café localizada em Ituiutaba (MG). Identificou-se os critérios competitivos mais relevantes na determinação da estratégia de operações da empresa de forma a serem atendidas as necessidades do seu mercado. Foi descrito e discutido o planejamento e as ações estratégicas adotadas pela empresa através dos principais indicadores de desempenho. Foram sugeridas ações para maximizar o desempenho da organização, sob a ótica dos cinco objetivos de desempenho de Slack. Verificou-se que na organização estudada não existem políticas estratégicas estruturadas e que merece o aprimoramento do uso de indicadores consistentes que orientem os seus processos, para reformulação de seu planejamento estratégico. Falta a empresa em estudo adoção da cultura do Planejamento Estratégico não somente para sustentar sua posição adquirida às custas de fatores poucos contemporâneos em relação ao negócio, como também para melhorar a sua performance no sentido de construir o seu futuro. Verificou-se a importância em saber distinguir os aspectos internos e externos de cada objetivo de desempenho, visto que os mesmos podem maximizar os resultados das organizações sob a ótica de estratégia. É determinante para a empresa a reformulação de suas estratégias e planejamentos, pois segundo as palavras do empresário em entrevista gravada afirma: “nossa produção é totalmente empurrada para o cliente”, conseguindo obter vantagem competitiva no mercado dado ao blend que resulta no sabor e aroma de seu café que tornou-se marca registrada na região.