RESUMO
Código: 279
Área Temática: Administração Geral

 

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O Impacto da Religião Na Gestão dos Negócios
 
A pesquisa confronta a Filosofia com a Religião, descrevendo sua estrutura, origem e inserção na cultura e passa então, especificamente, para a exposição da religião muçulmana, mostrando o impacto que a religião tem na gestão dos negócios. Para ingressar em mercados globalizados e competitivos, a partir dos anos 90, empresas brasileiras abatedouras de frango como Sadia, Perdigão, Ceval-Seara e Frangosul, vem encarando como oportunidade de expansão de negócios a adaptação de seus processos e de sua infra-estrutura fabril às exigências da prática do Halal, preceito islâmico na produção de certos alimentos. Em um dos abatedouros da empresa de alimentos Sadia, próximo a Uberlândia (MG), 14 mil frangos são sacrificados por dia voltados para Meca, em obediência ao que determina o Alcorão, livro sagrado do islamismo. Atender a essas normas tem contribuído para aumentar a confiança dos muçulmanos nos produtos brasileiros e estreitar as relações comerciais entre o Brasil e os países islâmicos. O estudo evidencia ainda a importância de se considerar a religião como uma variável determinante no desenvolvimento de novas oportunidades de negócios em mercados promissores, ao atender às especificações e exigências na produção, garantir a qualidade da carne ao mercado consumidor e principalmente preservar as tradições religiosas.