RESUMO
Código: 28
Área Temática: Métodos Quantitativos e Informática

 

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Negociações em Redes de Negócios Baseadas Na Teoria do Prospecto
 
O presente artigo trata da negociação em redes de negócios onde a tomada de decisão dos participantes é baseada na Teoria do Prospecto. O objetivo foi descobrir se evolução da decisão em uma rede de dentistas composta por laços fortes que interagem entre si através de troca de informações e negociações sucessivas pode ser manipulada pela modelagem baseada em agentes (MBA). Utilizou-se uma modelagem baseada na Teoria dos Jogos e no conceito de autômatos celulares, que leva em consideração variáveis de impulsividade e aversão ao risco dos indivíduos e suas respectivas alterações através da conversa entre os agentes. Explorando uma lacuna existente na literatura, estabeleceu o valor das negociações através da Teoria do Prospecto. Os resultados mostram que ao longo das sucessivas negociações, houve um aumento de similaridade entre os indivíduos, medida pela distância Euclidiana. A inserção de um indivíduo representando um buraco estrutural na rede diminuiu os rendimentos do mesmo. A inserção de um indivíduo representando um laço fraco aumentou os rendimentos totais da rede. Os resultados sugerem que a MBA simulou de maneira adequada o processo de decisão individual.