RESUMO
Código: 287
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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Marketing Social X Marketing Societal: Dois Lados de Uma Mesma Moeda.
 
Mesmo constituindo partes integrantes de uma das funções mais importantes de uma organização, suas definições são comumente confundidas desde o início de suas utilizações, dificultando o entendimento e a prática correta de suas finalidades. A incapacidade do estado e do mercado de suprir necessidades básicas à sociedade fortaleceu um novo modelo organizacional, de fim público e cunho privado, onde a maior preocupação é a sociedade e seu bem estar. A divisão dos tipos de organizações existentes em três setores (estado, mercado e terceiro setor) e as diferenças entre suas características determinam os papéis de cada uma perante a população. O uso de ações voltadas ao social fez perceber a importância dada por parte da comunidade às organizações não lucrativas, que passaram a atingir seus objetivos e conquistar mais adeptos. Observando isso, os demais modelos de organização passaram a utilizar atividades mercadológicas, com o intuito de incrementar sua imagem perante a sociedade. Diferentes denominações surgiram, e alguns autores passaram a utilizá-las de maneira não tão correta. Pretende-se neste ensaio esclarecer os usos do marketing social e do societal e explicar quais suas principais diferenças e semelhanças.