O presente trabalho se propôs a analisar a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) do ponto de vista dos possíveis fatores motivacionais que levam as empresas a realizarem ações e desenvolverem programas nessa área. O objetivo era testar a hipótese de que o principal fator motivador da responsabilidade social nas empresas são os ganhos de imagem e reputação trazidos por uma postura socialmente responsável por parte das empresas que adotam tais políticas. Os quatro fatores levantados pela revisão bibliográfica e utilizados na pesquisa de campo como possíveis motivadores das ações de Responsabilidade Social (RS) foram resumidos nas seguintes expressões: filantropia empresarial, ganhos de imagem / reputação, estratégia organizacional, e exigências legais. Os resultados demonstraram que o principal fator motivador foi da filantropia empresarial, sendo que o fator ganhos de imagem / reputação fica em terceiro lugar, pouco atrás do fator estratégia empresarial. Além da pesquisa de campo foi realizado um estudo multi-casos com duas instituições privadas socialmente responsáveis e uma organização sem fins lucrativos diretamente envolvida com o tema da Responsabilidade Social. A saber: PricewtherhouseCoopers, IBM e Instituto Ethos. |