RESUMO
Código: 299
Área Temática: Operações

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores de Retenção Na Qualidade em Serviços: Um Estudo Exploratório em Compras Feitas Pela Internet
 
Este trabalho identifica quais são os principais atributos mais valorizados pelo cliente em uma compra via Internet. Ele fornece subsídios a empresas que comercializam produtos e serviços pela Internet para a elaboração de estratégias de relacionamento que possam potencializar os principais aspectos de qualidade em serviço valorizados pelo cliente. Para isso, foi realizada uma pesquisa não probabilística e de caráter exploratório com 55 pessoas da cidade de São Paulo que utilizaram a Internet, durante o mês de maio, para a compra de produtos e serviços. Entre as principais vantagens de se realizar compras pela Internet, segundo a amostra estudada, estão relacionadas à maior comodidade na compra e à possibilidade de cotação de preço. Já as principais desvantagens apontadas pela amostra estudada, estão relacionadas à falta de segurança na transação com relação a forma de pagamento, como primeira opção e a segunda opção, à falta de personalização. Os resultados demonstram que o uso da Internet está cada vez mais presente nos ambientes transacionais de negócios e que uma mudança cultural no comportamento dos indivíduos tem ocasionado alterações no relacionamento comercial de produtos e serviços, sendo considerado atualmente como um importante ferramental competitivo para as organizações na busca pela retenção do cliente.