RESUMO
Código: 313
Área Temática: Métodos Quantitativos e Informática

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso de Web Sites de Comércio Eletrônico no Setor de Transportes
 
Este artigo trata de um estudo sobre as contribuições obtidas com a implantação de um web site de comércio eletrônico em empresas de entrega de encomendas. O método de pesquisa utilizado foi o de estudo de múltiplos casos. O instrumento de pesquisa adotado subdividiu-se em simulação e análise dos web sites, entrevistas com gerentes das empresas e entrevistas com clientes usuários dos web sites. Realizada em oito empresas, a pesquisa concluiu que se for considerado o que é apresentado nos modelos teóricos, ainda é baixa a disponibilização de transação e relacionamento com clientes em seus web sites. Apesar disso, os gerentes das empresas e clientes têm um nível de satisfação alto com os web sites. Observou-se que, tanto os gerentes quanto os clientes usuários desconhecem o que um web site realmente pode oferecer em questões de transação, relacionamento e usabilidade. As empresas e os clientes identificam as contribuições do web site, que os clientes consideram ser um elemento determinante na escolha da empresa fornecedora do serviço. O indicador é que a empresa líder de mercado no setor de transportes não possui o web site mais bem elaborado.