RESUMO
Código: 33
Área Temática: Política e Gestão Tecnológica

 

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Mecanismos Isomórficos no Design dos Veículos Modernos: Inovação Ou Imitação?
 
Este ensaio tem por objetivo demonstrar e analisar o efeito do isomorfismo nos designs dos veículos brasileiros, fazendo uma relação com o processo de escolha dos consumidores. Nota-se, ultimamente, a forte similaridade entre os modelos comercializados no país, principalmente nos chamados level entry – veículos de entrada, isto é, os compactos populares. Na busca pela otimização de custos, estas organizações utilizam-se do isomorfismo mimético que por um lado acelera o lançamento de produtos já pré-testados e aceitos pelos consumidores, mas por outro reduzir a criatividade das marcas. As automobilísticas aqui instaladas possuem estratégias distintas, geralmente vinculadas às matrizes, porém seus outputs (carros), por forças contextuais e mercadológicas tornam-se muito parecidos nos remetendo, na essencial e guardada as devidas proporções, aos veículos do início do século XX, gerados por aquilo que ficou conhecido como produção em massa. O ensaio é do tipo exploratório e as análises demonstraram que as forças contextuais, nas quais estas organizações estão submetidas, são fatores determinantes na formatação de seus produtos “populares”, independentes das estratégias adotadas. Este ensaio reforça o pensamento da escola institucionalista no que se refere ao isomorfismo mimético entre organizações, ressaltando a necessidade de novos estudos dentro do paradoxo organizacional no qual as automobilísticas estão inseridas: se as saídas dos processos de manufatura, no geral, produzem objetos tão similares, por que a ênfase dada por estas organizações na criação de estratégias tão distintas? Os produtos são resultados de inovação ou imitação?