RESUMO
Código: 337
Área Temática: Gestão Socioambiental

 

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Responsabilidade Social Corporativa: Um Estudo de Caso Relativo à Construção de Alianças Estratégicas Para Atuação Social
 
O presente estudo visa analisar as ações de Responsabilidade Social da empresa Petrobrás, dando ênfase ao projeto Petrobrás Fome Zero. Primeiramente, a atuação das organizações será estudada baseada em uma escala que mede o grau de altruísmo e utilitarismo empregado nessas ações e o nível de motivação em que se encontra. O grau de compromisso com as Responsabilidades também será abordado, estabelecendo-se níveis de complexidade para qualificar essa relação. Na missão corporativa da Petrobrás consta o compromisso de respeitar o meio ambiente e evitando que suas ações prejudiquem a sociedade de qualquer forma. As principais formas de ação social da empresa são: o relacionamento com os fornecedores e o gerenciamento das atuações sociais. O programa Petrobrás Fome Zero foi lançado em 2003 e visa o combate a miséria, a exclusão social e promover o conceito de desenvolvimento com cidadania. Ele possui como linhas principais de atuação a educação, qualificação profissional e emprego para jovens e adultos, garantia dos direitos da criança e do adolescente, geração de renda e emprego, implantação empreendimentos sociais e o voluntariado. O projeto Fome Zero está devidamente alinhado à estratégia da empresa no que diz respeito à imagem Institucional e comprometimento dos empregados, relacionamento com Investidores e o marketing, e o estudo vem a interpretar o impacto da Responsabilidade Social em cada um desses fatores. A comparação feita com a pesquisa conduzida pelo CEATS conclui que a atuação social da Petrobrás está alinhada com o que a maioria das empresas pesquisadas faz.