RESUMO
Código: 338
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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Estratégias das Marcas Líderes Frente Ao Crescimento das Marcas Econômicas
 
O crescimento agressivo da concorrência que as marcas líderes vêm sofrendo no Brasil e em todo mundo reduz sua participação de mercado e suas margens, e exige posicionamento estratégico dos fabricantes para manterem sua posição de liderança no mercado. A competitividade aumenta na medida em que vário tipos de marcas, como marcas próprias, marcas genéricas, marcas de segunda linha e marcas informais entram e tomam força no mercado, por um movimento econômico de redução de preços e baixa inovação tecnológica dos produtos. Neste trabalho são avaliadas as linhas estratégicas que as marcas líderes podem adotar para manterem sua posição de mercado, protegendo não só a liderança, como também as suas margens. Dentre essas estratégias possíveis, destacam-se a diferenciação por valor, a criação de uma nova marca e também a fabricação de uma marca própria varejista. As políticas de redução de preços e redução de embalagens são discutidas para a avaliação de sua aplicabilidade. A consulta e avaliação intensiva de outros trabalhos permitem uma recomendação de estratégia para os administradores, considerando as características particulares do mercado brasileiro.