RESUMO
Código: 339
Área Temática: Gestão de Varejo

 

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O Processo de Vendas no Varejo de Autopeças: O Caso da Rota das Peças Ltda
 
O ambiente competitivo e a mudança gradativa que vem sofrendo o mercado consumidor demandam uma maior qualificação na gestão da área de vendas. O objetivo desta pesquisa foi verificar como ocorre o processo de vendas na empresa Rota das Peças Ltda. O presente estudo pode se caracterizar como sendo de caráter exploratório e o método utilizado foi o de estudo de caso. Os dados foram obtidos através pesquisa documental e bibliográfica, observação e entrevistas em profundidade. Esta última foi feita com consumidores de autopeças de caminhões com o propósito de identificar aspectos relacionados com o seu comportamento de compra. A partir do referencial teórico, das observações e das entrevistas em profundidade, realizou-se a análise e identificação das etapas que integram o processo de vendas da referida organização. Tais etapas referem-se à prospecção, preparação da venda, abordagem do cliente, avaliação das necessidades do consumidor, apresentação do produto, contorno de objeções e fechamento da venda. Destarte, procurou-se aduzir os procedimentos utilizados pela Rota das Peças e relacioná-los com as respectivas etapas descritas pela teoria.