RESUMO
Código: 342
Área Temática: Administração Geral

 

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A Estratégia Empresarial Enquanto Um Corpo Teórico:uma Avaliação Crítica do Modelo Delta de Hax e Wilde
 
Uma das etapas mais importantes para a evolução do saber científico na área de Administração de Empresas refere-se à reflexão crítica sobre os modelos conceituais desenvolvidos em outros países e sua adequação à realidade nacional. Este artigo visa a contribuir neste sentido e apresentar, de maneira crítica, o chamado Modelo Delta devido a HAX e WILDE II (2001; 2002; 2003). Este modelo refere-se a uma nova concepção de estratégias genéricas procurando ultrapassar a tradicional de PORTER (1990) de estratégias de custos e diferenciação. O Modelo Delta objetiva formatar estratégias para uma economia em rede em que as empresas necessitam entender a relação estratégica existente não somente em sua unidade de negócios, mas também de toda a cadeia de suprimentos e seus complementadores. A conclusão que se chegou – embora parcial e inicial - é que o Modelo Delta é bastante adequado para um tipo especial de empresas e possui, em seu bojo, dilemas éticos ainda por serem solucionados. Embora este trabalho não tenha almejado desenvolver um estudo empírico sobre o tema, tem o mérito de apresentar um modelo ainda pouco conhecido e, além disso, propor uma reflexão crítica a seu respeito.