RESUMO
Código: 359
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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Estudo do Comportamento do Consumidor em Uma Loja de Produtos Socialmente Responsáveis
 
Nota-se que as novas relações de consumo e de negócios vêm demandando por parte das organizações um posicionamento quanto à responsabilidade social e ambiental. Surge então a teoria do consumo responsável, que tem como foco a preocupação com os agentes sociais envolvidos na relação de consumo, ou seja, se a empresa e o produto adotam políticas e práticas de responsabilidade social juntamente com todos os públicos com os quais interage. Assim, este trabalho tem como objetivo comparar os fatores impulsionadores de compra em uma loja de presentes caracterizada como “socialmente responsável” com outra não possuidora deste atributo (aqui entitulada “tradicional”), a partir da opinião de seus consumidores. Foi realizada uma pesquisa tipo survey com escala Likert de quatro pontos, com consumidores de duas lojas de presentes (uma “tradicional” e outra “socialmente responsável”), situadas no mesmo shopping center na cidade de São Paulo. Os resultados comprovaram que muitos mitos existem, mas que de uma forma geral o consumo socialmente responsável é uma tendência que as empresas devem levar em consideração ao montar suas estratégias de Marketing.