RESUMO
Código: 361
Área Temática: Operações

 

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Competências Organizacionais Para Escritórios de Gerenciamento de Projetos (egp): Ensaio Para Um Modelo de Análise.
 
Muitas empresas já percebem a importância do papel dos projetos como sendo os elementos edificadores de suas estratégias. Sabem que sua sobrevivência, ou mesmo o seu crescimento, depende dos resultados alcançados por seus projetos, consequentemente, à maneira pelas quais eles são gerenciados. Para o atendimento do volume e diversidade da demanda por novos produtos, sejam eles bens ou serviços, as organizações se vêem obrigadas a buscar novas habilidades gerenciais até então desconhecidas por grande parte de seus gestores. A velocidade no atendimento ao mercado, e sua diversidade, tem forçado as empresas a formação de algum grau de aliança com outras empresas, através de estratégias de "outsourcing", para o atendimento de suas demandas. Isto porque, num movimento global de disputa pelos mercados, torna-se cada vez mais difícil participar da cadeia de formação de valor contido no produto, com habilidades internas à organização, em todos os pontos do processo. Dentre essas atividades, destaque especial às habilidades necessárias para o gerenciamento dos projetos. Como desdobramento disso, há um crescimento pela busca do desenvolvimento de competências em gerenciamento de projetos, de maneira a mantê-los sob controle, em suas variáveis restritivas mais comuns, a saber: custo, prazo e escopo. Dentre as ações que se tem tomado para prover maior desempenho, com limites das restrições citadas destaca-se a adoção do conceito de Escritórios de Gerenciamento de Projetos (EGP). Debaixo desse conceito estão diversas iniciativas para implementar algum tipo de gestão sistematizada de projetos, que se possa reproduzir com certa segurança em outros projetos.