RESUMO
Código: 362
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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A Força da Propaganda no Composto de Comunicação de Marketing
 
Dentro da Comunicação Integrada de Marketing (CIM), a propaganda ainda é a estratégia majoritariamente utilizada. Entretanto, o emprego de outras ferramentas cada vez mais cresce, o que se deve à adequação do mercado anunciante na busca por melhores resultados e do entendimento das peculiaridades e das vantagens oferecidas por cada disciplina. Estudo acadêmico recente, feito com profissionais de agências e anunciantes, reforça essa idéia, pois os respondentes reconhecem a importância da propaganda para a homogeneização e fortalecimento de marcas, mas admitem a evolução das outras ferramentas, o que se deve pelo surgimento de empresas especialistas e pela tendência das agências trabalharem com perfil full service, isto é, oferecendo todas as disciplinas de forma integrada. Do público consumidor, outro estudo apresentado neste trabalho, nota-se que este aponta a importância da propaganda como fonte de informação, por despertar o interesse e, no caso das campanhas brasileiras, servirem como diversão e entretenimento. Percebe-se assim que a propaganda, embora haja algumas evidências de sua queda, encontra-se integrada à vida cotidiana e deve ser utilizada com significativo destaque dentro do mix de comunicação ainda nos próximos anos.