RESUMO
Código: 364
Área Temática: Operações

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo de Caso Sobre Motivações Para Adoção da Estratégia de Produção Build To Order em Uma Empresa do Setor de Alta Tecnologia
 
O presente artigo apresenta uma tendência das empresas brasileiras de manufatura em adotarem a estratégia de produção Build to Order (BTO). Tal estratégia advém dos mercados com clientes cada vez mais exigentes na aquisição de produtos e serviços customizados e em curto prazo de entrega e a menor preço. A indústria de alta tecnologia foi uma das pioneiras na adoção da estratégia BTO, como uma estratégia de venda, e tem sido seguida por empresas de outros setores como a automobilística. Na estratégia BTO, os produtos e o tempo de entrega estão associados às especificações dos clientes e a uma correspondente redução do custo de estoques (materiais em processamento e produto acabado). Neste artigo, analisamos as motivações que levaram uma empresa de grande porte do setor de alta tecnologia a alterar sua estratégia de produção de Make to Stock (MTS) para a estratégia BTO. Esta empresa opera a planta de Personal Computers (PC´s) através da estratégia BTO, porém mantém a estratégia MTS para a planta de impressoras. De forma geral, os autores deste artigo abordaram as principais motivação de diferenciação quanto a estratégia de produção dos diferentes produtos (PC´s e Impressoras).