RESUMO
Código: 365
Área Temática: Gestão de Varejo

 

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Aplicação do Modelo de Alinhamento da Estratégia Competitiva da Empresa e da Estratégia de Cadeia de Suprimento no Varejo Popular de Móveis e Eletrodoméstico. O Caso da Rede de Lojas Kolumbus
 
De acordo com uma pesquisa realizada pela Target Marketing (2005), os consumidores de baixa renda representam 72,2% dos lares urbanos e mais de 38,5% de todo o consumo no país. Há um mundo de oportunidades à espera das empresas que aprenderem a desenvolver negócios voltados para a classe C, D e E, ou seja, base da pirâmide de renda. É importante entender as reais necessidades do cliente do varejo popular e proporcionar um ambiente agradável de compra a fim de maximizar as vendas, buscando sempre um estreitamento no relacionamento com o cliente. O presente trabalho propõe a aplicação de um modelo de estratégias de gestão para a cadeia de suprimento do varejo popular brasileiro de móveis e eletrodoméstico. Esta estratégia foi experimentada anteriormente na cadeia da manga. Ele leva em consideração a estratégia competitiva da empresa e a da cadeia de suprimento e alinhando-as para atender as expectativas do mercado-alvo. O modelo foi aplicado para a Lojas Kolumbus, a fim exemplificar e facilitar o entendimento do mesmo. Portanto, ficou claro que a estratégia logística (entrega em 24 horas) não está alinhada com a estratégia competitiva da Kolumbus (produtos populares de baixo custo), ocasionando problemas operacionais e principalmente insatisfação do cliente devido ao baixo nível do serviço prestado após a realização da venda. As empresas que têm como objetivo triunfar no rico mercado do varejo popular terão de entender primeiramente os anseios dos seus clientes regionalmente para desenvolver novos modelos de negócios ou estratégias específicas de comercialização, atendimento e pagamento.