RESUMO
Código: 368
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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Apreciação Crítica dos Mitos de Clancy e Shulman Sobre Pesquisa de Marketing
 
Diferentemente de outras áreas, na área de Administração é normal a utilização de práticas, ferramentas e teorias antes das mesmas terem sido estudadas pela academia. Neste contexto, surgem conceitos que são tomados como verdades, mas que de fato não o são, ou apenas parcialmente. Este tipo de ocorrência pode ser danosa para as empresas visto que estarão tomando decisões com base em “mitos”, ou seja, questões fictícias e irreais, que acreditam ser verdadeiras. Neste trabalho, dentre a extensa compilação dos mitos que existem hoje na área de Marketing, descritos por Clancy e Shulman (1994), escolheu-se focar o esforço nos mitos de relacionados à pesquisa de marketing. Acredita-se que esse tema deveria ser tratado prioritariamente, pois é através dos esforços de pesquisa de marketing que a empresa irá buscar as informações necessárias para a tomada de decisão, testará os seus novos produtos, identificará ameaças e oportunidades, entre outras atividades extremamente vinculadas ao sucesso da empresa. Ao longo deste trabalho são apresentados e avaliados criticamente os mitos expostos por Clancy e Shulman (1994) no que se refere à pesquisa de marketing, e é apresentada uma revisão bibliográfica para dar suporte ou questionar as afirmações contidas nos mitos.